O problema da inadimplência no Brasil é crítico e muita das vezes inviabiliza o fluxo de caixa e o bom funcionamento das empresas. Com algumas dicas, é possível conter os altos índices de inadimplência e buscar um bom processe de cobrança para evitar perdas maiores, seguem as 5 dicas para reduzir a inadimplência na sua empresa:
1 – Tenha um bom cadastro
Muitos credores perdem dinheiro por não implementar uma política básica de cadastro dos dados dos seus clientes. É muito comum, encontrar registros de clientes incompletos ou sem a documentação necessária para exigir o cumprimento da obrigação, seja uma prestação de serviço que já foi realizada ou uma venda mercantil.
Exigir um bom cadastro para fechar negócio e ter toda a documentação que deu lastro àquela transação pode evitar muitos problemas no futuro e permite a cobrança dentro do que a lei permite.
2 – Faça uma cobrança preventiva
Enviar alguns lembretes pode ajudar o seu cliente a manter as obrigações em dia. Com a modernidade das ferramentas de comunicação é possível estabelecer uma rotina de envio de mensagens para fomentar o pagamento em dia da obrigação pactuada. Envio regular e respeitoso de e-mails, sms, aplicativos de mensagens (ex: whatsapp, telegram), uma ligação de um agente virtual já elimina um bom percentual de risco dos clientes que poderiam esquecer de pagar aquela obrigação.
3 – Estabeleça um processo de cobrança
Uma vez vencida, a dívida precisa ser cobrada dentro do que a legislação permite. Existem entidades especialistas nesse segmento que ajudam as empresa a manterem o bom índice de recuperação de crédito e o baixo índice de inadimplência. É importante mencionar que a cobrança deve ser feita de forma técnica e respeitosa, utilizando ferramentas que possibilitem o controle de qualidade no atendimento aos devedores.
4 – Certeza, liquidez e exigência
Para se cobrar uma dívida, a legislação brasileira determina que a obrigação seja certa, líquida e exigível. Para que a obrigação ou dívida siga esses critérios, há a necessidade de ter documentos que comprovem a venda mercantil ou a prestação de serviço. O padrão é numa venda mercantil o credor ter a nota fiscal e o protocolo de entrega da mercadoria, na prestação de serviço segue algo parecido, ou seja, a nota fiscal e efetiva prova de que o serviço foi realizado. Com esses documentos devidamente armazenados, o credor pode exercer o seu direito de cobrar e exigir o valor que não foi pago conforme pactuado, sem cobranças abusivas e que desrespeitem o devedor.
5 – Negative a dívida
Se o devedor não aceitou a proposta de acordo ou não cumpriu com o pagamento da obrigação, é importante utilizar ferramentas que mostrem ao mercado que esse devedor é um mal pagador, estimulando o pagamento da obrigação e limitando o crédito a este devedor. O envio desses registros para o sistema de negativação de dívidas faz com o que o devedor seja notificado e devidamente informado que aquela obrigação constará nos bancos de dados da entidade responsável por esse serviço e será disponibilizada ao mercado para fins de análise de credito, podendo restringir o acesso do devedor a esse tipo de produto disponível nas instituições financeiras.
6 – Campanhas de negociações
É importante que o credor acompanhe o seu processo de cobrança e tome medidas para reduzir prejuízos com o índice de inadimplência. Campanhas de parcelamento e negociação de dívidas são importantes para fomentar o bom relacionamento com o devedor. Outro detalhe importante é quanto ao prazo prescricional da dívida, dependo do caso, tal título ou obrigação não poderá ser exigida por ter sido alcançada pela prescrição, o famoso título prescrito, em outras palavras, esse título não poderá constar em banco de dados de restrição de crédito após ter sido alcançado por esse instituto, por isso que é importante que o credor seja diligente e tome todas as medidas possíveis para recuperar esse crédito de forma técnica e célere.
Gostou dessas dicas? Compartilhe com os seus amigos e siga a nossa página nas redes sociais para mais informações.